sexta-feira, 13 de novembro de 2009
Programação do 1º Seminário Educação em Museus e Patrimônio é lançada
LEMBRANDO QUE AS INSCRIÇÕES SÓ VÃO ATÉ O DIA 16 DE NOVEMBRO E PODEM SER FEITAS NO ENDEREÇO: nolascos@terra.com.br OU NOS FONES: (65)3615-8355/ (65) 9202-5920
PROGRAMAÇÃO
21/11/2009 – Auditório Centro Cultural UFMT – Cuiabá
MANHÃ
- Abertura: 8:00 - 8:15 Silbene Pessarolo (Coordenadora de Cultura da UFMT)/ José Serafim Bertolo (Diretor do MACP – Museu de Arte e Cultura Popular da UFMT)
- 8:15 / 9:00 - “O IPHAN na preservação do patrimônio cultural nacional” - Claudio Quoos Conte/ IPHAN-MT
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Superintendência de Mato Grosso
- 9:00 / 9:45 - “Vale a pena preservar?” - Leilla Borges de Lacerda
Instituto de Pró Ambiência de Mato Grosso – IPAMT
- 9:45 / 10:15 – Debate
- Intervalo (10:15 - 10:30)
- Mesa Redonda - Temática: Por uma Educação Patrimonial em Museus e Centros Culturais
- 10:30 / 11:15 Rede de Educadores em Museus e Centros Culturais: uma perspectiva de articulação nacional – Marcelle Regina Nogueira Pereira (Coordenação de Museologia Social e Educação - Departamento de Processos Museais do Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM - Ministério da Cultura - MinC. / Coordenação da Rede de Educadores em Museus e Centros Culturais)
- 11:15 / 12:00 Rede de Educadores em Museus e Centros Culturais: a experiência da REM /Rio de Janeiro - Barbara Mara Pereira (Coordenadora da Rede de Educadores em Museus e Centros Culturais - REM/ Rio de Janeiro).
- 12:00 / 12:30 - Debate
TARDE
- Comunicações de pesquisa
- 14:30 as 14:45 – “O Grupo de Pesquisa: Educação em Museus e Patrimônio de Mato Grosso” – Simone Ribeiro Nolasco (Coordenadora do Projeto Educação Patrimonial – Museus, Memórias e Identidades Sociais).
-14:45 as 15:15 – “Acervo e histórias do Museu de Arte Sacra - propostas educativas e de comunicação”
(Euzanir Aquino de Santana/ Katyanne Pereira Pimentel/ Marilim Gomes Loureiro de Oliveira/ Robson Roberto Machado Apolo dos Santos/ Gedival Costa Lima/ Liliane dos Santos Moraes )
- 15:15 as 15:45 – “Acervo e histórias do Museu Histórico de Mato Grosso propostas educativas e de comunicação”
(Ligiane Carolina Leite Dauzacker/ Dariny Maevy Alves Neves/ Raroilde Pereira de Souza/ Ana Ligia Campos Ramos)
- 15:45 as 16:15 - “Acervo e histórias do Museu Rondon - UFMT - propostas educativas e de comunicação”
(Ariadne Mazieri de Moraes/ Edson Dias/ Stella Dalva Moraes Duarte/ Vitor Aurape Peruare/ Danielle Cardoso Peixoto )
- Intervalo - 16:15 / 16:45
-16:45 / 17:15 - Acervo e histórias do Museu de Pré-História Casa D. Aquino - propostas educativas e de comunicação
(Roseli Marli Schott/ Carlos Roberto Benjoino da Silva/ Celina Simona de Lara Cruz Figueiredo/ Daiana dos Santos Silva/ Waleska Spinelli Pimenta )
Encerramento Cultural - 17:15 / 17:30
segunda-feira, 9 de novembro de 2009
Exposição de Herê Fonseca inicia hoje (09-11-09) no MISC
A exposição Trilhas dos Traços do artista plástico Herê Fonseca se inicia hoje no MISC com musica ao vivo e um delicioso "chá com bolo" cuiabano. Assim, aproveite para ir lá e conferir a obra do talentoso artista, conhecer o Museu, ouvir boa Musica e se deliciar com esse exemplo tão marcante da culinária cuiabana.
Lembrando que a exposição de Herê Fonseca fica no MISC por curta temporada, somente até o dia 24 de novembro, portanto, não perca tempo!!
Serviço:
O que: Abertura da Exposição "Trilhas dos Traços"
onde: MISC
horário: 19 hrs
contato: 3617-1288/ 8141-8606
sábado, 7 de novembro de 2009
I SEMINÁRIO: EDUCAÇÃO EM MUSEU E PATRIMÔNIO
INSCRIÇÕES ATÉ 16 DE NOVEMBRO
Este Seminário objetiva a abertura de um canal de reflexão entre profissionais, estudantes e comunidade em geral sobre o valor e o potencial educativo e inclusivo dos museus, localidades históricas e bens do patrimônio cultural de Mato Grosso.
Em sua organização buscou-se otimizar parceria entre órgãos interessados na cultura e patrimônio convergindo-se esforços para otimização de procedimentos com vistas à democratização e ampliação do conhecimento sobre a riqueza da memória e acervo material local.
Este evento faz parte do encerramento do Projeto de Pesquisa e Extensão intitulado: Educação patrimonial – Memórias, museus e identidades sociais, iniciado em 22 de agosto de 2009 na UFMT. Participaram deste Projeto professores da rede pública de ensino, estudantes de licenciatura da UFMT e técnicos de museus da cidade, interessados nas questões ligadas à educação para o patrimônio.
Nesta direção os participantes do Projeto criaram o Grupo de Pesquisa: Educação em museus e Patrimônio com objetivo de atuar a partir de 2010 na realização de estudos e pesquisas na área, e fomentar apoio educativo no campo de museus, memória e cultura.
Este Seminário é realizado pela Coordenação de cultura da UFMT, do MACP - Museu de arte e cultural popular (UFMT) e do Grupo de Pesquisa: Educação em museus e Patrimônio.
Recebe ainda o apoio do IPHAN-MT, do IBRAM – Instituto Brasileiro de museus (MinC), da REM – Rede de educadores em Museus e da Secretaria Estadual de Cultura MT.
As inscrições estão sendo realizadas no MACP – Museu de arte e cultura popular da UFMT, no Centro cultural ao lado da Caixa Econômica federal.
Para maiores informações o contato do MACP (UFMT) 3615-8355.
Serviço:
Data: 21 novembro 2009 (manhã e tarde - 8:00 as 12:30 / das 14:00 as 17:00)
Local: Auditório do Centro Cultural – UFMT (ao lado Caixa Econômica Federal no Boa esperança)
Inscrições: MACP – Museu de arte e cultura popular da UFMT - 36158355
Taxa: $10,00 reais
Contato: nolascos@terra.com.br
* na imagem, interior do Museu Morro da Caixa d'agua Velha, um dos participantes do Seminário.
Seminário em educação em Museus acontece esse mês em Cuiabá
terça-feira, 3 de novembro de 2009
em breve uma nova Exposição no MISC:"Trilhas dos traços"
Trilhas dos traços
Herê Fonseca
Trilhas dos traços de Herê Fonseca é a exposição que estará em breve no MISC. Segundo a autor da exposição, a exposisção é composta de diferentes olhares, distintas técnicas, mas com um traço comum:o traço em Máscaras, pinturas, desenhos, objetos.
Sobre o artista:
Herê Fonseca é formado em Artes Plásticas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Tatuí – São Paulo, Licenciatura em Educação Artística.Curso de aperfeiçoamento: Arte e Cidade Barcelona, de Gaudi a les Olimpíades, Universidat Politécnica de Catulunya Barcelona – Espanha Curso de Aperfeiçoamento O exercício e a compreensão das Artes Plásticas Contemporâneas. Pinacoteca Miguel Dutra – Piracicaba. Foi convidado para várias exposições individuais, entre elas: Garatujas ao vento(esculturas espaciais) Casa do Povoador e no Centro Cultural da Rua do Porto em Piracicaba, SP. Ensaios (pinturas) na Galeria da Universidade Metodista de Piracicaba, Suspensões no Espaço Aquário em Votorantim São Paulo, SP. Selecionado para o Salão de Artes Plásticas de Cerquilho - 6º SAPC Modalidade Pintura. Selecionado para Exposição Individual Oscilações Esculturas em movimento - Galeria da Casa de Cultura da América Latina CCAL-UNB Universidade de Brasilia – Brasilia DF – 2009 Selecionado para a Galeria de Artes do SESC Arsenal exposição Individual Oscilações - Cuiabá MT 2009 Selecionado pelo Mapa Cultural Paulista com a obra Defesa, exposta na Sala São Paulo da Estação Julio Prestes em São Paulo SP. Moção de aplauso concedido pela Câmara Municipal de Piracicaba pela participação no Projeto PISCA, MEIO AMBIENTE da USP, Universidade de São Paulo, Campus Piracicaba Escola de Agronomia Luiz de Queiroz. ESALQ . Integrante do Anuário dos Artistas plásticos de Piracicaba Pintura e escultura.
terça-feira, 27 de outubro de 2009
Programação do Festival Calango 2009 vai ter Oficina de Guitarra Elétrica com Toninho Horta no MISC
O Festival Calango vai muito além das apresentações musicais programadas para o fim deste mês, sua programação conta originalmente com prévias seletivas, calango na escola, pockets shows, calangol e o calango na mesa. Neste ano, além de tudo, acontecerá uma oficina de guitarra elétrica com Toninho Horta, um compositor mineiro considerado um gênio da viola que já trabalhou diversos artistas renomados, entre eles: Milton Nascimento, Beto Guedes, Lô Borges, Gal Costas, Nana Caymmi e Elis Regina. O workshop acontecerá no dia 31/10 às 14h no MISC, na sala de projeções. As inscrições são gratuitas e a turma é limitada à 50 pessoas. As inscrições podem ser feitas no IGC (intituto guitarra de Cuiabá) localizada na Ac. Presidente Marques, no andar de cima da Letras e Músicas. As inscrições podem ser feitas até o dia 30/10. Para mais informações ligue: 3052-0321 / 8423-9361 / 9202-5419 / 9966 - 6276.
* texto: Blog do Hell City
MISC é parceiro no Festival calango 2009
Após receber as prévias do Festival Calango, o MISC agora irá receber os shows que antecedem o festival. Os primeiros shows são hoje e todos estão convidados. As atrações são as bandas Veniversum e Macaco Bong, duas bandas que estão na programação do festival. Além do público, os pockets são oferecidos aos participantes do Circuito Fora do Eixo que começam a chegar em Cuiabá para participar do evento. Lembrando que a entrada é gratuita e os shows começaram pontualmente às 19h. Compareça e confira um pouco do que acontecerá no proximo fim de semana.
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
EXPOSIÇÃO DE FOTOS DO ACERVO DO MISC HOJE
segunda-feira, 12 de outubro de 2009
segunda-feira, 5 de outubro de 2009
Baú do MISC
Pensando em criar um local para a comercialização de produtos que não são encontrados nas lojas da cidade, o MISC resolveu abrir seu espaço para ver essa troca acontecer. Além de artesanato, livros e CD's, o Baú também tem muita naftalina; artigos de coleção, peças antigas e demais artigos, como um bom mercado das pulgas. Além disso, o Baú do MISC está aberto a transações alternativas promovendo a moeda solidária e o escambo entre produtos. Exceto na feira de gastronomia, o visitante poderá trocar seu produto por algo que queira e também utilizar moedas solidárias para a troca. Mas também vale o preço em reais! Venha participar desta idéia.
MISC - Museu da Imagem e do Som de Cuiabá "Lázaro Papazian Cháu"Rua Voluntários da Pátria, 75. Centro.Tel: 3617-1288
quinta-feira, 1 de outubro de 2009
Laboratório de Experimentos Teatrais no MISC
O Quê:
Sempre de forma muito lúdica e prazerosa, os experimentadores vão tomar contato com a mímica, a construção de personagens da comédia dell'arte, encenação de esquetes, o teatro do oprimido de Augusto Boal e a construção de cenas de modo auto-gestivo na Caixa-Mágica com suas Marionetas Humanas.Carga horária de 25 horas
Quando:
Dia 5,7,9,12,14 e 16/10
Seg, Ter e Sexta-feiras;
Das 14h às 18h
Onde:
MISC – Museu da Imagem e do Som – Lázaro Papazian “Chau”
Rua: Voluntários da Pátria, 75
Tel.: 65 – 3617 1288
Quanto:
R$80,00 por Laboratório
Terceira edição da Miti começa nesta sexta-feira
O ingresso para cada apresentação é um brinquedo em bom estado que deve ser entregue antes do início de cada espetáculo. A participação de escolas requer agendamento prévio, que pode ser feito pelo telefone (65) 3028-6285. Os brinquedos arrecadados pela Miti serão doados para as entidades sociais Favela Ativa, Casarão da Cutia, Creche Adrià e Cristo Servo.
Para mais informações a respeito dos grupos que farão parte da terceira Miti acesse o blog http://www.mostrainfantil.blogspot.com/
Primeira Prévia do Calango 2009 acontece no MISC
quinta-feira, 27 de agosto de 2009
Núcleo de Pesquisas Teatrais
O Núcleo de Pesquisas Teatrais se reúne novamente, com mais uma oficina do Amaury Borges. Como estamos trabalhando com o tema Teatro Contemporâneo, as oficinas e pesquisas são voltadas para este olhar, buscando uma compreensão do tema que se encaixe no trabalho desenvolvido por cada grupo, cada profissional, reforçando a linguagem e poética utilizada por cada um.
Ator, dançarino, performer, músico, artista plástico, cenógrafo, arquiteto, figurinista, iluminador, professor de artes e dramaturgo
O Quê: Sujeito ATUANTE: imagem da vertigem
Quando: Dias 1, 2, 3 e 4 de setembro de 2009.
Conselho: reserve sua vaga que é melhor.
segunda-feira, 17 de agosto de 2009
sábado, 8 de agosto de 2009
Projeto Musica do Mato no MISC
terça-feira, 4 de agosto de 2009
segunda-feira, 3 de agosto de 2009
OBSERVATÓRIO MISC
Trata-se de um espaço onde serão oferecidas palestras e mesas redondas sobre os mais diversos temas que permeiam a vida do homem contemporâneo e seu meio. Neste novo ponto de pesquisa e extensão, diversos segmentos serão contemplados para que este tenha a maior abertura possível e assim, um maior numero de pessoas possam ser atendidas. Desta forma serão oferecidas, por exemplo, palestras com os seguintes temas e segmentos: História, Teatro, Música e Cultura Cuiabana.
A programação do evento será feita com o propósito de contemplar de forma mais aberta possível todos os segmentos mensalmente, e visando uma maior participação da população interessada, serão aceitas contribuições diversas para que o processo possa ser feito da forma mais democrática possível.
O OBSERVATÓRIO MISC ocorrerá todas as quintas-feiras a partir das 19:00, sendo um novo ponto de reflexão e debate.
Então não perca.
Classe reuniu para debater Programa Estadual de Cultura
MISC na Escola
Nesta ocasião, o historiador do MISC Carlos Benjoino fez sua fala utilizando partes do acervo fotográfico do MISC, linkando estas imagens com textos e falas acerca do patrimônio histórico de Cuiabá. Também foi ressaltado na palestra a ocupação de nossa Capital, destacando-se a importância de se conhecer e preservar o centro histórico.
quarta-feira, 22 de julho de 2009
Observatório MISC
O MISC tem a honra de convidar toda a população cuiabana para participar do nosso novo evento semanal OBSERVATÓRIO MISC. Este evento será composto por diversas palestras dos mais variados temas e segmentos, onde destacamos de início: História, Teatro, Música e Cultura Cuiabana.
O OBSERVATÓRIO MISC ocorrerá todas as quintas-feiras a partir das 19:00, sendo um novo ponto de reflexão e debate em nossa cidade.
Então não perca.
Palestra sobre o Anarquismo na América Latina Atual.
Acontecerá na proxima sexta-feira, no MISC a palestra: Origens e Atualidade do Anarquismo Especifica na América Latina.
A palestra será promovida em parceria do Museu com o grupo Cuiabano Anarquista RUSGA LIBERTÁRIA, e está aberto a toda população.
Serviços:
O que: Palestra sobre Anarquismo
Onde: MISC, rua voluntários da pátria, 75.
Quando: Sexta-Feira
Horário: 19:00
Entrada: Gratuita
sexta-feira, 10 de julho de 2009
Somos do Rio Grande do Sul é a parceira da capacitação no país todo.
Somos é uma organização não governamental do Rio Grande que atua desde 2001 na área da cultura, dentro da secretária de identidade cultural. A instituição começou a ter a preocupação do GLBT em desenvolver ações contra homofobia no país.
Alexandre Böer um dos representantes da SOMOS, acredita que essa palestra de capacitação e elaboração de projeto ajudará as instituições a desenvolver projetos e parcerias com a iniciativa pública e privada. “Percebi que as organizações tinham dificuldades em elaborar projetos, em prestar contas. A militância ficava restrita a essas ordens” comenta Alexandre.
Cuiabá é o terceiro pólo a conduzir estas palestras, o primeiro foi na região sul e o segundo no nordeste. “A gente vê que o povo daqui é avançado perante a isso. O povo de outros estados se restringe apenas na elaboração da parada gay e da Miss. Hoje aqui no MISC, temos representantes de vários Estados do Centro-Oeste e isso é muito bacana”, finaliza Alexandre, um dos idealizadores dessa capacitação rodar o país.
Palestra sobre Vigilância Sanitária
Cuidados com os manuseios dos equipamentos é essencial para uma boa tatuagem.
Como todos sabem, começa hoje a segunda edição do Body Art (Convenção de Tatuagem). Na noite de hoje e no período matutino de sábado, ocorrerão palestras designado apenas para esse segmento.
O primeiro debate do dia são com as palestrantes Rosângela de Oliveira e Jocilene Moreira de Almeida, ambas enfermeiras e fiscais sanitárias.
Elas irão falar sobre os cuidados dos manuseios dos equipamentos, reproduzindo os cuidados da biosegurança e nos preparos dos materiais.
É a segunda vez que elas participam de um seminário. No ano passado as duas deram uma palestra semelhante à de hoje, mas aberta ao público, diferente deste ano que está sendo realizado apenas para os especialistas em tatuagem.
Gramofocas no MISC
A banda brasiliense Gramofocas estará apresentando pela primeira vez em Cuiabá, seu repertório de punk/rock juvenil (no bom sentido da palavra), amanhã aqui no MISC.
A banda tem pouco mais de 10 anos de estrada e é destaque na cena independente nacional.
O trio começou como qualquer outra banda, união dos amigos para fazer o que mais gostavam, rock. Misturaram um pouco de rockabilly, country e transformaram tudo isso no que eles são hoje, punkbilly.
Para saber mais da banda acesse: www.myspace.com/osgramofocas
Serviço:
Local: Rua Voluntários da Pátria 75, esquina com a 7 de setembro.
Data: Sábado ( 11)
Horário: 22h
Ingresso: 7 R$ homem e 5 R$ Mulher.
Informações: 92519923 falar com André
Capacitação em Projetos culturais LGBT inicia hoje.
Como produzir e formatar projetos culturais a partir do acesso das Leis de Incentivo à Cultura, como a Lei Rouanet é tema de capacitação dirigida a grupos, produtores e artistas que trabalham com diversidade sexual no país. Esse é o objetivo da ABGLT – Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais, em parceria com a Antra – Articulação Nacional de Travestis e Transexuais e com a ABL – Articulação Brasileira de Lésbicas, que promove através do Grupo Somos - Comunicação, Saúde e Sexualidade, com financiamento do Ministério da Cultura, um projeto nacional de capacitação em projetos culturais LGBT que será realizado em todas as regiões do país.
A 3ª.Etapa que acontece na Região Centro-Oeste, realizada em parceria com o Grupo Livremente, será realizada em Cuiabá, de 10 a 12 de julho. Nesta etapa, poderão se inscrever representantes dos Estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal.
A oficina será ministrada pela produtora cultural Dedé Ribeiro e por Luiza Pires, da Liga Produção Cultural (Porto Alegre/RS). O objetivo principal é instrumentalizar os grupos ligados ao Movimento LGBT e artistas e profissionais da Cultura LGBT para a produção e formatação de projetos culturais, bem como para a compreensão de processos jurídicos e administrativos relativos às Leis de Incentivo à Cultura, como a Lei Rouanet.
Ao todo, serão realizadas cinco capacitações, sendo uma em cada região do Brasil que envolve, pelo menos, dois grupos LGBT de cada Estado. Desta forma, cada grupo capacitado funcionará como um pólo para difundir o aprendizado para outros grupos da sua região. Os grupos selecionados serão custeados pelo projeto.
As inscrições são gratuitas e serão realizadas através de seleção de currículos e dossiês dos participantes.
Serviço:
Data: 10 a 12 de julho de 2009
Local: Cuiabá/MT
Inscrições: capacitacaocultural.lgbt@hotmail.com
Informações:
Grupo LIVREMENTE (Coordenação Regional)
(65) 3688 6144 – clovaran@hotmail.com / mrgodoi78@hotmail.com
Somos – Comunicação, Saúde e Sexualidade (Coordenação Geral)
(51) 3233 8423 – capacitacaocultural.lgbt@hotmail.com
Atividades deste fim de semana
Neste fim de semana o MISC será repleto de atrações. Os eventos já começam hoje (sexta-feira) com a palestra de Paulo Fernando (MG), empresário e proprietário da Eletrik INC, apresentará uma palestra sobre pigmentação, aplicação de agulha na pele, solda de manejo, regulagem de máquinas e sobre composição de pigmentos (tintas para tatto). A palestra terá inicio às 19h e o termino às 22h.
Ainda nesta sexta, além das atividades do Body Art (encontro de tatuadores) com Paulo Fernando o LGBT irá ministrar um curso sobre elaboração e capacitação de projetos culturais. O curso começará às 19h e será nos dias 10, 11 e 12 deste mês.
No sábado Body Art volta com força total e a palestra fica a mando de Giby Body Art (DF). Giby ministrará um mega workshop sobre perfurações corporais, escar, micro dermal, suspensão e primeiros socorros.
Serviços Body Art:
Local: Rua Voluntários da Pátria, 75, esquina com a 7 de setembro.
Horário: Sexta-feira (10) as 19h e Sábado (11) as 8h.
Informações: 3023-9323 falar com Alfa ou Dríade
Serviços Palestra GLBT
Local: Rua Voluntários da Pátria, 75, esquina com a 7 de setembro.
Data e horário: Sexta-feira (10) as 19, Sábado(11) as 8h e Domingo as 8h
Informações: 3023-9323 falar com Leonardo
quinta-feira, 9 de julho de 2009
Historiador no Cefapro
A palestra terá inicio as 19:00 no CEFAPRO e o tema a ser proferido será “O Conflito Armado na Colômbia: Guerrilhas, Drogas e Influências Exteriores”.
Carlos Benjoino é professor da rede Estadual de Ensino e do SESI Escola Cuiabá, além de ser o mais novo contratado do MISC.
quarta-feira, 8 de julho de 2009
Moisés Martins e o Centro Histórico de Cuiabá
Por volta das 19:50 de ontem ( terça-feira), Moisés Martins, Secretário Adjunto da Cultura do Município, ministrou uma breve palestra sobre o Centro Histórico de Cuiabá.
Moisés começou a palestra com um clipe de fotos antigas e o hino de Cuiabá em ritmo de rasqueado, comentando sobre os casarões antigos, influênciados maciçamente pela colônia portuguesa, e sobre a sede do MISC que antigamente foi usado como sede de partidos políticos.
Explicou também sobre a igreja da Oratória, esta de frente para o museu (MISC), dizendo que é a única do mundo a ter as costas voltadas para o por do sol.
Enquanto a palestra continuava com seu andamento normal, Moisés relatou um caso que aconteceu em 1974. Neste ano chovia a mais de uma semana no mês de março, provocando a maior enchente que Cuiabá já viu, acabando assim com a cultura e os costumes, destruindo com os bairros Terceiro, Terceiro de dentro e Terceiro de fora, deixando Cuiabá em estado de calamidade.
Passado o momento de espanto devido ao acontecimento de 1974, Moisés Martins finalizou a palestra falando sobre o Centro Histórico. “Temos que ter a visão do Centro Histórico não apenas da Geografia, mas o universo como um todo. Não podemos perder a concepção cultural das coisas. Na praça da Mandioca onde me criei foi que tudo começou, ali sim começa o processo de centro histórico”, finaliza Moisés;
terça-feira, 7 de julho de 2009
Moisés Martins ministra palestra sobre o Centro Histórico
Da Assessoria - SMC
Escritor, cantor e compositor, Moisés Martins é estudioso da cultura popular, com diversas publicações em jornais da capital e também possui livros editados. No campo da melodia, é dele a letra de Pixé, em parceira com Pescuma, que musicou os versos, resultando num dos mais famosos rasqueados mato-grossenses.
segunda-feira, 6 de julho de 2009
Curso Administração do Medo
Nos dias 29, 30 e 31 de julho das 19 as 22:30 o facilitador Roberto Joaquin Sant´Anna Junior, Máster em PNL ( Programação Neurolinguistica) irá oferecer um curso de Administração do Medo no MISC.
A administração do medo é um fator determinante em nossas vidas, pois a insegurança, ansiedade e a perda temporária da memória são fatores presentes e cada vez mais constantes em exames seletivos.
No curso você aprenderá a utilizar instrumentos da PNL, para superação das suas limitações e dos seus medos em provas, vestibulares, concursos públicos e OAB.
Serviços:
Local: Rua Voluntários da Pátria 75, esquina com a 7 de setembro.
Data: 29, 30, 31 de Julho de 2009
Horário: 19h as 22:30h
Investimento: 3 x 60,00 ou 150,00 á vista
Informações: 3642-5800 ou 3025-6489
MISC conta com mais de 20 mil fotos.
Este acervo auxilia na identidade cuiabana e conta um pouco da nossa cidade em fotos históricas, a partir da década de 30, fotografadas por “Chau”. Nascido na Armênia, Chau veio para Cuiabá a convite do governador eleito Mário Correa da Costa para registrar a sua festa de posse. O acervo conta também com fotos de vários fotógrafos da região.
Para disponibilizar deste acervo, o MISC é localizado na Rua Voluntários da Pátria 75, travessa com a 7 de setembro, aberto de segunda a sexta das 8:00h as 20:00h e aos sábados das 8:00h as 12:00h.
sexta-feira, 26 de junho de 2009
Tv Misc no ar.
A Música do Mato é um projeto de exportação da música Mato-grossense, a nível estadual, nacional e internacional. A intenção é propagar ainda mais o som do Estado, tendo base cinco músicos da região, trabalhando em suas respectivas áreas. Os músicos são, Macaco Bong, Paulo Monarco, Ebinho Cardoso, Linha Dura e o DJ Farinha.
A festa de lançamento do projeto Música do Mato será dia 03 de julho no jardim do Sesc Arsenal a partir das 20:30 e a entrada é gratuita.
Alem da Música do Mato, a peça Primeira Pele tambem está em foco. Em cartaz desde 2001, a peça é um monólogo dirigido por Tatiana Horevicht com a atuação de Juliana Capilé, ganhador de cinco prêmios. Com o dilema da esquizôfrenia minutos antes da personagem tomar seu medicamento, Primeira Pele contrasta com a sociedade de hoje, que enlouquece a maioria das pessoas.
A peça tem 45 minutos de duração e está reformulado e com uma roupagem diferente.
"Quando começamos a fazer a peça, bem na época que ainda estudavamos em 2001, a trilha musical era ao vivo com a ajuda do músico Marco Tulio Muller, hoje já trabalhamos com trilhas feitas", comenta a diretora Tatiana Horevicht.
Assista a entrevista com Carolina e um pouco da peça Primeira Pele.
quinta-feira, 25 de junho de 2009
Rádio Calçadão ampliando a sua estação.
Começou esta semana a ampliação da Rádio Calçadão. Com fiação nova, o proprietário Amaro, conseguiu distribuir por algumas ruas e becos novas caixas de som para que o consumidor cuiabano ouça com tranqüilidade as músicas e ofertas da semana.
Alem da ampliação, o site da rádio está quase pronto. Amaro garante que a partir do mês que vem, o site e também a Web TV estarão disponíveis e funcionando normalmente. Agora é esperar para vê, por que ouvir você já está mais que acostumado.
Saiu mais um MISC REGISTRA
O MISC Registra dessa semana foi com o cantor/músico/compositor Paulo Monarco. A sua visita ao misc, facilitou para que pudéssemos saber um pouco mais sobre seu primeiro cd e sobre as suas perspectivas da MPB na capital.
Malabares com Farinha é o nome do CD, e o experimento e as mudanças musicais ajudou na elaboração e produção do CD.
Alem de falar um pouco do seu próximo álbum, Paulo Monarco dá uma dica para aqueles que ficam sentados esperando que algo aconteça. Para saber mais, acesse: www.youtube.com/tvmisc
quarta-feira, 17 de junho de 2009
Produtora de São Paulo vem ao Misc gravar imagens do cinema nacional.
A equipe da Girassol Produções de São Paulo esteve presente ontem, terça-feira (16) no MISC, para gravar algumas imagens para o programa Credicard Destino Brasil Cinema.
O programa tem o intuito de contar a história nacional do cinema e mostrar o Brasil que é visto na “telona”, assim como alguns “personagens” que contribuem na captação da nossa diversidade cultural.
A intenção é mostrar os bastidores do cinema nacional, visitar locais onde foram produzidos os grandes sucessos e entrevistas com a população e os profissionais que fizeram parte das produções cinematográficas.
O programa Destino Brasil Cinema será vinculado no Canal Brasil (filiado a Globosat) com a direção de Pedro Flores da Cunha, roteiro de Daniel Chaia e apresentação da atriz global Guilhermina Guinle.
Num todo, o programa terá 13 episódios, sendo que este será o 9º apresentado, com aproximadamente 30 minutos de duração, tendo o apoio total da ANCINE, através da Lei do Audiovisual.
segunda-feira, 15 de junho de 2009
Misc Registra, novo programa da Tv Misc
As ações do Misc não param nunca. A Tv MISC vem com uma novidade de extrema importância. A novidade é mostrar as ações promovidas pelo Misc e da própria cultura, dita pelos funcionários, gestores e público do museu.
O primeiro a se pronunciar foi Thiago Dezan, responsável pelo Audiovisual do Cubo e do próprio Misc.
No primeiro Misc Registra, nome do programa, Dezan explica como é o funcionamento do Museu e explica como é grandiosa a parceria publica/privada e como o Museu produz o crescimento cultural, auxiliando nas políticas publicas. Confiram em www.youtube.com/tvmisc
MISC e Rádio Calçadão, uma parceria de sucesso.
No começo, tudo era muito complicado e precário. O seu instrumento de trabalho na época era um amplificador utilizado pela marinha e quatro caixinhas de computadores, instalados por fio de telefone, transmitido apenas pelo calçadão da Ricardo Franco dentro da antiga loja Bordados de Ibitinga.
Com o passar do tempo, Amaro percebeu que ser independente era a melhor solução. Foi ai que teve a idéia de alugar uma sala apropriada que pudesse fazer as suas próprias gravações.
Com o trabalho dando um bom rendimento, Amaro foi convidado a ocupar uma das salas no MISC pelo seu trabalho e aptidão naquilo que acredita, mas ficou receoso com o pedido e disse que pensaria no caso.
Foi-se passando os dias, até que no ano passado tudo foi resolvido e Amaro de fato aceitou alojar-se no MISC, dando continuidade a sua rádio e o seu trabalho.
Hoje, além de informes do poder público, executivo e legislativo, a rádio calçadão trabalha com a conscientização ambiental, usando trechos bíblicos e 67% da sua programação é dedicado as bandas regionais, seja ela de qualquer gênero musical.
Alem de todas essas realizações, Amaro pensa grande. Com o avanço e o advento das novas mídias, a rádio calçadão deixará de ser apenas uma rádio e irá trabalhar com uma Web Tv. A intenção é transmitir vídeo clipes regionais e programas que discutam sobre os eventos e a própria programação da WebTv.
Outra novidade é o Cultura na Praça. Você se lembra daqueles programas diários em que o calouro apresentava sua arte para um júri decidir e escolher o melhor do dia? Então. O Cultura na Praça será assim. Cheio de emoção e brincadeiras dentro do seu rádio.
“O programa será transmitido em uma praça qualquer com uma bancada de jurados que irá escolher os melhores do dia com uma premiação para os vencedores”, esclarece Amaro.
E por todas essas ações promovidas, Amaro agradece a Prefeitura de Cuiabá, Mario Olimpio, sua família e Deus por tudo que vem acontecendo em sua vida.
terça-feira, 9 de junho de 2009
Professoras da CEFET organizam City Tour no MISC e pelo Centro Histórico.
As professoras Vânia Nadaf, Maria Dalva Souza Siqueira, e Maria Antônia, todas da CEFET, organizam semanalmente um City Tour pelo Centro Histórico de Cuiabá para mostrar a importância dos casarões para os seus alunos.
Essa tour é uma prática constante no guia de Turismo, um curso profissionalizante que estimula os alunos a conhecerem um pouco da história do Centro Histórico e ter a sensação de como era a vida dos antigos moradores nesses casarões.
O Centro Histórico é um habitat de vários moradores de rua e prostíbulos espalhados por esses becos, em qualquer período do dia. Mas isso nunca foi problema para a turma dessas professoras. Maria Dalva professora de Geografia acredita que isso serve para alunos conhecerem a realidade.
“Nunca aconteceu nada com os meus alunos. Algumas vezes um ou outro some com medo desses moradores, mas de fato sempre foi tranqüilo. Já ouvi várias pessoas falando de violência, mas acredito que isso não acontece”, enfatiza.
Mostrar a cultura e estabelecer um vinculo dos alunos com o Centro é uma das importâncias dessas professoras, pois além de ser um atrativo, os alunos ficam surpresos e impressionados ao saber que ainda a famílias moram nos becos.
A professora Vânia Nadaf de História explica que muitos desses alunos passam diariamente em frente ao MISC, mas não tem a idéia de que lugares como o MISC está sempre de portas abertas.
“Eles não sabem o que estão perdendo, mas é por não ter essa visão do Centro Histórico. A gente vai explorando esses lugares, e em conseqüência os alunos vão se interessante pelo assunto e começam a perguntar”, explica a professora.
Em média 10 turmas fazem esse percurso semanalmente pelo Centro. 5 turmas do integrado, 2 pós médio nacional e 3 do pós médio regional ficam por dentro dos casarões, becos e igrejas que complementam e dão a cara da antiga Cuiabá.