quarta-feira, 22 de julho de 2009

Observatório MISC


O MISC tem a honra de convidar toda a população cuiabana para participar do nosso novo evento semanal OBSERVATÓRIO MISC. Este evento será composto por diversas palestras dos mais variados temas e segmentos, onde destacamos de início: História, Teatro, Música e Cultura Cuiabana.



O OBSERVATÓRIO MISC ocorrerá todas as quintas-feiras a partir das 19:00, sendo um novo ponto de reflexão e debate em nossa cidade.

Então não perca.

Palestra sobre o Anarquismo na América Latina Atual.


Acontecerá na proxima sexta-feira, no MISC a palestra: Origens e Atualidade do Anarquismo Especifica na América Latina.

A palestra será promovida em parceria do Museu com o grupo Cuiabano Anarquista RUSGA LIBERTÁRIA, e está aberto a toda população.


Serviços:

O que: Palestra sobre Anarquismo
Onde: MISC, rua voluntários da pátria, 75.
Quando: Sexta-Feira
Horário: 19:00
Entrada: Gratuita

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Somos do Rio Grande do Sul é a parceira da capacitação no país todo.

Somos é uma organização não governamental do Rio Grande que atua desde 2001 na área da cultura, dentro da secretária de identidade cultural. A instituição começou a ter a preocupação do GLBT em desenvolver ações contra homofobia no país.


Alexandre Böer um dos representantes da SOMOS, acredita que essa palestra de capacitação e elaboração de projeto ajudará as instituições a desenvolver projetos e parcerias com a iniciativa pública e privada. “Percebi que as organizações tinham dificuldades em elaborar projetos, em prestar contas. A militância ficava restrita a essas ordens” comenta Alexandre.


Cuiabá é o terceiro pólo a conduzir estas palestras, o primeiro foi na região sul e o segundo no nordeste. “A gente vê que o povo daqui é avançado perante a isso. O povo de outros estados se restringe apenas na elaboração da parada gay e da Miss. Hoje aqui no MISC, temos representantes de vários Estados do Centro-Oeste e isso é muito bacana”, finaliza Alexandre, um dos idealizadores dessa capacitação rodar o país.

Palestra sobre Vigilância Sanitária


Cuidados com os manuseios dos equipamentos é essencial para uma boa tatuagem.


Como todos sabem, começa hoje a segunda edição do Body Art (Convenção de Tatuagem). Na noite de hoje e no período matutino de sábado, ocorrerão palestras designado apenas para esse segmento.


O primeiro debate do dia são com as palestrantes Rosângela de Oliveira e Jocilene Moreira de Almeida, ambas enfermeiras e fiscais sanitárias.


Elas irão falar sobre os cuidados dos manuseios dos equipamentos, reproduzindo os cuidados da biosegurança e nos preparos dos materiais.


É a segunda vez que elas participam de um seminário. No ano passado as duas deram uma palestra semelhante à de hoje, mas aberta ao público, diferente deste ano que está sendo realizado apenas para os especialistas em tatuagem.

Gramofocas no MISC


A banda brasiliense Gramofocas estará apresentando pela primeira vez em Cuiabá, seu repertório de punk/rock juvenil (no bom sentido da palavra), amanhã aqui no MISC.


A banda tem pouco mais de 10 anos de estrada e é destaque na cena independente nacional.


O trio começou como qualquer outra banda, união dos amigos para fazer o que mais gostavam, rock. Misturaram um pouco de rockabilly, country e transformaram tudo isso no que eles são hoje, punkbilly.


Para saber mais da banda acesse: www.myspace.com/osgramofocas


Serviço:

Local: Rua Voluntários da Pátria 75, esquina com a 7 de setembro.

Data: Sábado ( 11)

Horário: 22h

Ingresso: 7 R$ homem e 5 R$ Mulher.

Informações: 92519923 falar com André

Capacitação em Projetos culturais LGBT inicia hoje.

Por Assessoria Evento

Como produzir e formatar projetos culturais a partir do acesso das Leis de Incentivo à Cultura, como a Lei Rouanet é tema de capacitação dirigida a grupos, produtores e artistas que trabalham com diversidade sexual no país. Esse é o objetivo da ABGLT – Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais, em parceria com a Antra – Articulação Nacional de Travestis e Transexuais e com a ABL – Articulação Brasileira de Lésbicas, que promove através do Grupo Somos - Comunicação, Saúde e Sexualidade, com financiamento do Ministério da Cultura, um projeto nacional de capacitação em projetos culturais LGBT que será realizado em todas as regiões do país.

A 3ª.Etapa que acontece na Região Centro-Oeste, realizada em parceria com o Grupo Livremente, será realizada em Cuiabá, de 10 a 12 de julho. Nesta etapa, poderão se inscrever representantes dos Estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal.

A oficina será ministrada pela produtora cultural Dedé Ribeiro e por Luiza Pires, da Liga Produção Cultural (Porto Alegre/RS). O objetivo principal é instrumentalizar os grupos ligados ao Movimento LGBT e artistas e profissionais da Cultura LGBT para a produção e formatação de projetos culturais, bem como para a compreensão de processos jurídicos e administrativos relativos às Leis de Incentivo à Cultura, como a Lei Rouanet.

Ao todo, serão realizadas cinco capacitações, sendo uma em cada região do Brasil que envolve, pelo menos, dois grupos LGBT de cada Estado. Desta forma, cada grupo capacitado funcionará como um pólo para difundir o aprendizado para outros grupos da sua região. Os grupos selecionados serão custeados pelo projeto.

As inscrições são gratuitas e serão realizadas através de seleção de currículos e dossiês dos participantes.

Serviço:
Data: 10 a 12 de julho de 2009
Local: Cuiabá/MT
Inscrições: capacitacaocultural.lgbt@hotmail.com

Informações:
Grupo LIVREMENTE (Coordenação Regional)
(65) 3688 6144 – clovaran@hotmail.com / mrgodoi78@hotmail.com

Somos – Comunicação, Saúde e Sexualidade (Coordenação Geral)
(51) 3233 8423 – capacitacaocultural.lgbt@hotmail.com

Atividades deste fim de semana


Neste fim de semana o MISC será repleto de atrações. Os eventos já começam hoje (sexta-feira) com a palestra de Paulo Fernando (MG), empresário e proprietário da Eletrik INC, apresentará uma palestra sobre pigmentação, aplicação de agulha na pele, solda de manejo, regulagem de máquinas e sobre composição de pigmentos (tintas para tatto). A palestra terá inicio às 19h e o termino às 22h.

Ainda nesta sexta, além das atividades do Body Art (encontro de tatuadores) com Paulo Fernando o LGBT irá ministrar um curso sobre elaboração e capacitação de projetos culturais. O curso começará às 19h e será nos dias 10, 11 e 12 deste mês.

No sábado Body Art volta com força total e a palestra fica a mando de Giby Body Art (DF). Giby ministrará um mega workshop sobre perfurações corporais, escar, micro dermal, suspensão e primeiros socorros.

Serviços Body Art:

Local: Rua Voluntários da Pátria, 75, esquina com a 7 de setembro.

Horário: Sexta-feira (10) as 19h e Sábado (11) as 8h.

Informações: 3023-9323 falar com Alfa ou Dríade


Serviços Palestra GLBT

Local: Rua Voluntários da Pátria, 75, esquina com a 7 de setembro.

Data e horário: Sexta-feira (10) as 19, Sábado(11) as 8h e Domingo as 8h

Informações: 3023-9323 falar com Leonardo

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Historiador no Cefapro


O Historiador do MISC Prof° Ms. Carlos Benjoino participará amanhã (10) do seminário América Latina: Ensino pela Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais.

A palestra terá inicio as 19:00 no CEFAPRO e o tema a ser proferido será “O Conflito Armado na Colômbia: Guerrilhas, Drogas e Influências Exteriores”.

Carlos Benjoino é professor da rede Estadual de Ensino e do SESI Escola Cuiabá, além de ser o mais novo contratado do MISC.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Moisés Martins e o Centro Histórico de Cuiabá

Por volta das 19:50 de ontem ( terça-feira), Moisés Martins, Secretário Adjunto da Cultura do Município, ministrou uma breve palestra sobre o Centro Histórico de Cuiabá.


Moisés começou a palestra com um clipe de fotos antigas e o hino de Cuiabá em ritmo de rasqueado, comentando sobre os casarões antigos, influênciados maciçamente pela colônia portuguesa, e sobre a sede do MISC que antigamente foi usado como sede de partidos políticos.


Explicou também sobre a igreja da Oratória, esta de frente para o museu (MISC), dizendo que é a única do mundo a ter as costas voltadas para o por do sol.


Enquanto a palestra continuava com seu andamento normal, Moisés relatou um caso que aconteceu em 1974. Neste ano chovia a mais de uma semana no mês de março, provocando a maior enchente que Cuiabá já viu, acabando assim com a cultura e os costumes, destruindo com os bairros Terceiro, Terceiro de dentro e Terceiro de fora, deixando Cuiabá em estado de calamidade.


Passado o momento de espanto devido ao acontecimento de 1974, Moisés Martins finalizou a palestra falando sobre o Centro Histórico. “Temos que ter a visão do Centro Histórico não apenas da Geografia, mas o universo como um todo. Não podemos perder a concepção cultural das coisas. Na praça da Mandioca onde me criei foi que tudo começou, ali sim começa o processo de centro histórico”, finaliza Moisés;

terça-feira, 7 de julho de 2009

Moisés Martins ministra palestra sobre o Centro Histórico


Da Assessoria - SMC

O Secretário Adjunto da Cultura de Cuiabá, Moisés Martins, ministra palestra sobre o Centro Histórico, nesta terça-feira, dia 7 de julho, a partir das 20 horas, no Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (Misc). Aberta a comunidade, a palestra vai conduzir o público a um passeio pela poética do centro histórico.

Escritor, cantor e compositor, Moisés Martins é estudioso da cultura popular, com diversas publicações em jornais da capital e também possui livros editados. No campo da melodia, é dele a letra de Pixé, em parceira com Pescuma, que musicou os versos, resultando num dos mais famosos rasqueados mato-grossenses.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Curso Administração do Medo


Nos dias 29, 30 e 31 de julho das 19 as 22:30 o facilitador Roberto Joaquin Sant´Anna Junior, Máster em PNL ( Programação Neurolinguistica) irá oferecer um curso de Administração do Medo no MISC.


A administração do medo é um fator determinante em nossas vidas, pois a insegurança, ansiedade e a perda temporária da memória são fatores presentes e cada vez mais constantes em exames seletivos.


No curso você aprenderá a utilizar instrumentos da PNL, para superação das suas limitações e dos seus medos em provas, vestibulares, concursos públicos e OAB.


Serviços:


Local: Rua Voluntários da Pátria 75, esquina com a 7 de setembro.

Data: 29, 30, 31 de Julho de 2009

Horário: 19h as 22:30h

Investimento: 3 x 60,00 ou 150,00 á vista

Informações: 3642-5800 ou 3025-6489

MISC conta com mais de 20 mil fotos.


O MISC disponibiliza em um dos seus computadores, um acervo contando com mais de 20 mil fotos de Cuiabá.

Este acervo auxilia na identidade cuiabana e conta um pouco da nossa cidade em fotos históricas, a partir da década de 30, fotografadas por “Chau”. Nascido na Armênia, Chau veio para Cuiabá a convite do governador eleito Mário Correa da Costa para registrar a sua festa de posse. O acervo conta também com fotos de vários fotógrafos da região.

Para disponibilizar deste acervo, o MISC é localizado na Rua Voluntários da Pátria 75, travessa com a 7 de setembro, aberto de segunda a sexta das 8:00h as 20:00h e aos sábados das 8:00h as 12:00h.