sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Programação do 1º Seminário Educação em Museus e Patrimônio é lançada



LEMBRANDO QUE AS INSCRIÇÕES SÓ VÃO ATÉ O DIA 16 DE NOVEMBRO E PODEM SER FEITAS NO ENDEREÇO: nolascos@terra.com.br OU NOS FONES: (65)3615-8355/ (65) 9202-5920


PROGRAMAÇÃO
21/11/2009 – Auditório Centro Cultural UFMT – Cuiabá

MANHÃ

- Abertura: 8:00 - 8:15 Silbene Pessarolo (Coordenadora de Cultura da UFMT)/ José Serafim Bertolo (Diretor do MACP – Museu de Arte e Cultura Popular da UFMT)

- 8:15 / 9:00 - “O IPHAN na preservação do patrimônio cultural nacional” - Claudio Quoos Conte/ IPHAN-MT
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Superintendência de Mato Grosso

- 9:00 / 9:45 - “Vale a pena preservar?” - Leilla Borges de Lacerda
Instituto de Pró Ambiência de Mato Grosso – IPAMT

- 9:45 / 10:15 – Debate

- Intervalo (10:15 - 10:30)

- Mesa Redonda - Temática: Por uma Educação Patrimonial em Museus e Centros Culturais

- 10:30 / 11:15 Rede de Educadores em Museus e Centros Culturais: uma perspectiva de articulação nacional – Marcelle Regina Nogueira Pereira (Coordenação de Museologia Social e Educação - Departamento de Processos Museais do Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM - Ministério da Cultura - MinC. / Coordenação da Rede de Educadores em Museus e Centros Culturais)

- 11:15 / 12:00 Rede de Educadores em Museus e Centros Culturais: a experiência da REM /Rio de Janeiro - Barbara Mara Pereira (Coordenadora da Rede de Educadores em Museus e Centros Culturais - REM/ Rio de Janeiro).

- 12:00 / 12:30 - Debate

TARDE

- Comunicações de pesquisa

- 14:30 as 14:45 – “O Grupo de Pesquisa: Educação em Museus e Patrimônio de Mato Grosso” – Simone Ribeiro Nolasco (Coordenadora do Projeto Educação Patrimonial – Museus, Memórias e Identidades Sociais).

-14:45 as 15:15 – “Acervo e histórias do Museu de Arte Sacra - propostas educativas e de comunicação”
(Euzanir Aquino de Santana/ Katyanne Pereira Pimentel/ Marilim Gomes Loureiro de Oliveira/ Robson Roberto Machado Apolo dos Santos/ Gedival Costa Lima/ Liliane dos Santos Moraes )

- 15:15 as 15:45 – “Acervo e histórias do Museu Histórico de Mato Grosso propostas educativas e de comunicação”
(Ligiane Carolina Leite Dauzacker/ Dariny Maevy Alves Neves/ Raroilde Pereira de Souza/ Ana Ligia Campos Ramos)

- 15:45 as 16:15 - “Acervo e histórias do Museu Rondon - UFMT - propostas educativas e de comunicação”
(Ariadne Mazieri de Moraes/ Edson Dias/ Stella Dalva Moraes Duarte/ Vitor Aurape Peruare/ Danielle Cardoso Peixoto )

- Intervalo - 16:15 / 16:45

-16:45 / 17:15 - Acervo e histórias do Museu de Pré-História Casa D. Aquino - propostas educativas e de comunicação
(Roseli Marli Schott/ Carlos Roberto Benjoino da Silva/ Celina Simona de Lara Cruz Figueiredo/ Daiana dos Santos Silva/ Waleska Spinelli Pimenta )

Encerramento Cultural - 17:15 / 17:30

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Exposição de Herê Fonseca inicia hoje (09-11-09) no MISC




A exposição Trilhas dos Traços do artista plástico Herê Fonseca se inicia hoje no MISC com musica ao vivo e um delicioso "chá com bolo" cuiabano. Assim, aproveite para ir lá e conferir a obra do talentoso artista, conhecer o Museu, ouvir boa Musica e se deliciar com esse exemplo tão marcante da culinária cuiabana.

Lembrando que a exposição de Herê Fonseca fica no MISC por curta temporada, somente até o dia 24 de novembro, portanto, não perca tempo!!


Serviço:

O que: Abertura da Exposição "Trilhas dos Traços"
onde: MISC
horário: 19 hrs
contato: 3617-1288/ 8141-8606

sábado, 7 de novembro de 2009

I SEMINÁRIO: EDUCAÇÃO EM MUSEU E PATRIMÔNIO



INSCRIÇÕES ATÉ 16 DE NOVEMBRO


Este Seminário objetiva a abertura de um canal de reflexão entre profissionais, estudantes e comunidade em geral sobre o valor e o potencial educativo e inclusivo dos museus, localidades históricas e bens do patrimônio cultural de Mato Grosso.
Em sua organização buscou-se otimizar parceria entre órgãos interessados na cultura e patrimônio convergindo-se esforços para otimização de procedimentos com vistas à democratização e ampliação do conhecimento sobre a riqueza da memória e acervo material local.

Este evento faz parte do encerramento do Projeto de Pesquisa e Extensão intitulado: Educação patrimonial – Memórias, museus e identidades sociais, iniciado em 22 de agosto de 2009 na UFMT. Participaram deste Projeto professores da rede pública de ensino, estudantes de licenciatura da UFMT e técnicos de museus da cidade, interessados nas questões ligadas à educação para o patrimônio.

Nesta direção os participantes do Projeto criaram o Grupo de Pesquisa: Educação em museus e Patrimônio com objetivo de atuar a partir de 2010 na realização de estudos e pesquisas na área, e fomentar apoio educativo no campo de museus, memória e cultura.

Este Seminário é realizado pela Coordenação de cultura da UFMT, do MACP - Museu de arte e cultural popular (UFMT) e do Grupo de Pesquisa: Educação em museus e Patrimônio.

Recebe ainda o apoio do IPHAN-MT, do IBRAM – Instituto Brasileiro de museus (MinC), da REM – Rede de educadores em Museus e da Secretaria Estadual de Cultura MT.

As inscrições estão sendo realizadas no MACP – Museu de arte e cultura popular da UFMT, no Centro cultural ao lado da Caixa Econômica federal.

Para maiores informações o contato do MACP (UFMT) 3615-8355.


Serviço:

Data: 21 novembro 2009 (manhã e tarde - 8:00 as 12:30 / das 14:00 as 17:00)
Local: Auditório do Centro Cultural – UFMT (ao lado Caixa Econômica Federal no Boa esperança)
Inscrições: MACP – Museu de arte e cultura popular da UFMT - 36158355
Taxa: $10,00 reais
Contato: nolascos@terra.com.br


* na imagem, interior do Museu Morro da Caixa d'agua Velha, um dos participantes do Seminário.

Seminário em educação em Museus acontece esse mês em Cuiabá



Inscrições: no email de contato no cartaz (basta clicar na imagem acima).

Em breve aqui no blog do misc toda a programação, aguardem

terça-feira, 3 de novembro de 2009

em breve uma nova Exposição no MISC:"Trilhas dos traços"



Trilhas dos traços
Herê Fonseca


Trilhas dos traços de Herê Fonseca é a exposição que estará em breve no MISC. Segundo a autor da exposição, a exposisção é composta de diferentes olhares, distintas técnicas, mas com um traço comum:o traço em Máscaras, pinturas, desenhos, objetos.

Sobre o artista:

Herê Fonseca é formado em Artes Plásticas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Tatuí – São Paulo, Licenciatura em Educação Artística.Curso de aperfeiçoamento: Arte e Cidade Barcelona, de Gaudi a les Olimpíades, Universidat Politécnica de Catulunya Barcelona – Espanha Curso de Aperfeiçoamento O exercício e a compreensão das Artes Plásticas Contemporâneas. Pinacoteca Miguel Dutra – Piracicaba. Foi convidado para várias exposições individuais, entre elas: Garatujas ao vento(esculturas espaciais) Casa do Povoador e no Centro Cultural da Rua do Porto em Piracicaba, SP. Ensaios (pinturas) na Galeria da Universidade Metodista de Piracicaba, Suspensões no Espaço Aquário em Votorantim São Paulo, SP. Selecionado para o Salão de Artes Plásticas de Cerquilho - 6º SAPC Modalidade Pintura. Selecionado para Exposição Individual Oscilações Esculturas em movimento - Galeria da Casa de Cultura da América Latina CCAL-UNB Universidade de Brasilia – Brasilia DF – 2009 Selecionado para a Galeria de Artes do SESC Arsenal exposição Individual Oscilações - Cuiabá MT 2009 Selecionado pelo Mapa Cultural Paulista com a obra Defesa, exposta na Sala São Paulo da Estação Julio Prestes em São Paulo SP. Moção de aplauso concedido pela Câmara Municipal de Piracicaba pela participação no Projeto PISCA, MEIO AMBIENTE da USP, Universidade de São Paulo, Campus Piracicaba Escola de Agronomia Luiz de Queiroz. ESALQ . Integrante do Anuário dos Artistas plásticos de Piracicaba Pintura e escultura.